
Todo consultório odontológico deveria possuir um banco de dados atualizado de todos os seus clientes. Considerado um ativo valioso em qualquer empresa, o banco de dados de clientes reúne as principais informações cadastrais dos indivíduos que se relacionam e fazem negócios com a organização.
No caso do cirurgião-dentista, as informações mais valiosas são: nome completo do paciente, data de nascimento, endereço completo, e-mail, telefone fixo e celular, data de início do tratamento, tratamento odontológico realizado, e quem o indicou. Recomendo que esses dados, captados nos primeiros contatos com o paciente, sejam armazenados no software de gestão utilizado pelo consultório ou, na sua ausência, em uma planilha.
É importante saber que essas informações só se tornam relevantes para o seu negócio se forem utilizadas de forma estratégica por você e pela a sua equipe. De nada adianta o armazenamento de dados se não utilizados de forma que gerem resultados positivos para o seu consultório. Refiro-me ao uso dessas informações para estreitar o relacionamento com seu paciente, para trazê-lo de volta ao seu consultório, para alavancar a carteira de clientes.
Identificar a pessoa ou o profissional de Odontologia que indicou o paciente a você é também de grande relevância. Você deve – e é sua obrigação – contatá-lo para agradecer a indicação. Àqueles que o fazem de forma mais frequente, enviar um “mimo” de agradecimento demonstra a sua gratidão e reconhecimento pelo favor prestado. Esse gesto pode lhe garantir indicações futuras. São conquistas de clientes sem muitos esforços.
Como podemos perceber, ter em mãos os dados de seus clientes permitem a você desenvolver importantes estratégias de marketing de relacionamento, que tem como objetivos o retorno do seu paciente ao consultório – para novos tratamentos – e a indicação deste de novos pacientes. Manter um cliente custa muito menos do que atrair um novo cliente. Isso serve também para o seu negócio. Por isso, invista seu tempo e esforço na criação e atualização desse banco de dados. Esse banco vai gerar muitas riquezas para o seu negócio.
Continue aprendendo. Continue empreendendo.
Fonte: https://localodonto.com.br/voce-tem-um-banco-de-dados-dos-clientes/
Comentários